INSA Araras - Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio

ESPIRITUALIDADE SALESIANA

• Espiritualidade Juvenil Salesiana está alicerçada em viver a vida cotidiana no mistério de Deus. Jesus, o Bom Pastor nos revelou que Deus está no centro da nossa vida. Seu Espírito está agindo e modela em si as pessoas, os gestos, as situações. A trama de cada dia é o momento privilegiado, lugar do encontro com Deus na livre adesão à sua vontade. Torna-se homem e mulher “espiritual” aquele e aquela que sabem decidir-se a fim de fazer dessa presença, misteriosa e envolvente, o sentido global da própria vida, o ponto de referência de toda escolha, o fundamento da esperança.

• O segredo do êxito de Dom Bosco e de Madre Mazzarello como educadores é a sua intensa caridade pastoral, ou seja, aquela energia interior que une inseparavelmente o amor de Deus e o amor ao próximo, de modo a conseguir estabelecer uma síntese entre atividade evangelizadora e atividade educativa. A Espiritualidade Salesiana, expressão concreta desta caridade pastoral, constitui, portanto, o elemento fundamental da ação pastoral salesiana, é sua fonte de vitalidade evangélica, seu princípio de inspiração e de identidade, seu critério de orientação.

• A Espiritualidade Salesiana está fundamentada no Sistema Preventivo de Dom Bosco: Razão Religião Amorevolezza

• Núcleos fundamentais da espiritualidade salesiana: Núcleos fundamentais da espiritualidade salesiana Espiritualidade do Cotidiano Espiritualidade da Alegria e do Otimismo Espiritualidade da Amizade com o Senhor Jesus Espiritualidade de Comunhão Eclesial Espiritualidade Mariana Espiritualidade do Serviço Responsável

Veja mais: Espiritualidade Juvenil Salesiana